A última das grandes novidades anunciadas recentemente pela Opera foi, enfim, liberada para o grande público: a partir de agora, quem baixar o navegador terá acesso a uma VPN totalmente gratuita e ilimitada.
O recurso foi incluído na versão 40 do software, que está disponível para download deste a última segunda-feira, 19. Para usá-lo, basta acessar as configurações de privacidade de segurança e encontrar a opção VPN.
Leia também:
- Recurso do Opera que economiza bateria é liberado a todos os usuários
- Navegador Opera ganha ferramenta nativa que bloqueia publicidade
Uma vez ativada, novidade permite que o internauta engane os sites, fazendo-os acreditar que o visitante está em outro país. O navegador pode fazer a escolha do país sozinho (levando em conta coisas como a velocidade da conexão) ou fica a cargo do usuário decidir se ele quer estar conectado de um dos cinco locais disponíveis: Canadá, Alemanha, Holanda, Cingapura ou Estados Unidos.
A vantagem de uma VPN é que esse tipo de maquiagem torna a navegação mais privativa e segura, além de abrir acesso a conteúdo bloqueado por região.
Esse recurso foi anunciado em abril deste ano, pouco depois de o Opera se tornar o único entre os grandes navegadores a contar com bloqueador nativo de publicidade. O programa também possui um sistema que ajuda a economizar a bateria do laptop.