Agora é possível definir Gmail como app padrão de e-mails no iPhone

Nova versão do sistema operacional móvel da Apple, o iOS 14 permite que apps de terceiros possam ser usados de forma direta, ao invés de forçar o programa pré-instalado
Rafael Arbulu21/09/2020 21h03, atualizada em 21/09/2020 21h34

20200921060235

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A chegada do iOS 14 e de seu “irmão de tablet”, o iPadOS 14, trouxe um novo recurso que, embora pequeno, já vinha sendo pedido por alguns entusiastas: no novo sistema, a Apple finalmente implementou o suporte a apps de terceiros serem usados como padrão em diversas atividades no iPhone e iPad. Usuários do Gmail, por exemplo, já aproveitam desta liberdade para usar a plataforma de e-mails do Google como padrão em seus smartphones e tablets.

Para habilitar o novo recurso, o processo é simples: se o seu aparelho estiver com o sistema operacional atualizado, você precisa apenas baixar o aplicativo correspondente – neste caso, o Gmail – diretamente da App Store e instalá-lo no seu aparelho. Em seguida, abra o menu de configurações e encontre o Gmail na lista de aplicativos e selecionar a opção para deixá-lo como padrão. A partir daqui, qualquer notificação de e-mail que você receber virá pelo Gmail, e não pelo genérico “Mail” pré-instalado em aparelhos da Apple.

Reprodução

Gmail agora pode ser o app padrão para leitura de e-mails no iOS 14. Imagem: Reprodução/Macrumors

A novidade vem nos calcanhares de um outro recurso vantajoso para o Google: recentemente, a empresa de Mountain View atualizou o navegador Google Chrome para que este também pudesse ser usado como padrão, substituindo o Safari da Apple nos aparelhos da companhia sediada em Cupertino, Califórnia. Com as duas implementações, usuários do iPhone terão uma experiência mais próxima do Android em seus aparelhos, se assim desejarem.

Vale citar, porém, que o iOS 14 ainda apresenta um bug que faz com que todos os apps pré-instalados voltem à posição de padrão caso o aparelho seja reiniciado por qualquer motivo (digamos, fim de carga na bateria, por exemplo), então pode ser que isso afete a experiência de troca como um todo e você tenha que refazer o processo. A Apple não informou quando uma atualização corrigirá esse problema.

Fonte: Macrumors

Colaboração para o Olhar Digital

Rafael Arbulu é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital