A Microsoft acabou de divulgar para os usuários do programa Insider a nova atualização do Windows 10, identificada como Preview Build 18917 (20H1). Dentre as novidades, está a prometida inclusão do Subsistema Windows para Linux (WSL), que promete melhorar o desempenho da máquina.

Nesta versão do sistema, estará presente o WSL2, versão com nova arquitetura que alimenta o sistema Windows. Essa nova edição usa um kernel Linux real e altera a forma como os binários do SO de código aberto interagem com a plataforma da Microsoft e com o hardware do computador. Mesmo com a nova arquitetura, ele funcionará de forma semelhante aos que os usuários estão acostumados com o WSL 1.

Segundo a Microsoft, o WSL 2 oferece um desempenho de sistema muito mais rápido e compatibilidade com todo o sistema Linux, o que permite executar mais aplicativos, como o Docker. Essas mudanças podem beneficiar muitas pessoas que utilizam os dois sistemas operacionais na mesma máquina.

Muitos podem considerar que essas mudanças estão voltadas apenas para desenvolvedores, que agora podem projetar jogos e aplicativos utilizando um modo de compatibilidade com os dois sistemas. Mas essa nova versão pode ser boa para todos, já que será possível fazer com que diversos arquivos do Linux sejam compatíveis com o Windows, sem a necessidade de trocar de sistema toda vez que quiser acessar algo específico.

Para verificarmos a eficácia dessa junção, devemos esperar os comentários dos usuários que já a receberam e estão testando a atualização. As primeiras impressões não devem demorar muito a aparecer na internet, já que, quando há erros nos sistemas da Microsoft, eles são rapidamente difundidos na web afora. 

Via: Engadget

Fonte: Blog Windows