Os anúncios são a forma encontrada de monetizar produtos pelo qual o usuário final não paga. Mas o que acontece quando eles começam a aparecer em produtos pagos, como um smartphone? A resposta é que os consumidores começam a reclamar, como está acontecendo com usuários da Samsung.

Como percebeu o Android Police, vários usuários no site Reddit se queixam sobre a exibição de anúncios, muitas vezes grandes e chamativos, dentro dos aplicativos da Samsung que são pré-instalados nos smartphones. Isso inclui os apps de previsão de tempo, de música e de saúde.

Reprodução

A utilização de anúncios dentro da interface do celular costuma ser uma alternativa para empresas chinesas, como a Xiaomi, que buscam vender seus aparelhos com margens bastante estreitas de lucro para alcançar o preço mais baixo no mercado. A publicidade cria uma fonte de receitas alternativa com os dispositivos, permitindo chegar ao consumidor com um valor mais baixo. No entanto, essa não é a realidade da Samsung: a empresa vende aparelhos por mais de US$ 1.000, e ainda assim eles exibem anúncios.

Os usuários se queixam de que apesar de haver a opção de desabilitar informações de marketing nas configurações de celular, os anúncios não são desligados.