Usuários reclamam de contas canceladas da Netflix reativadas sem permissão

Ao fechar sua conta na Netflix, seus dados são retidos por mais algum tempo, incluindo informações de pagamento
Renato Santino30/11/2019 01h16

20190314061608-1920x1080

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Roubo de senhas não são incomuns no nosso mundo ultraconectado, mas seria de se esperar que, ao encerrar sua assinatura de um serviço como a Netflix, você estaria livre de um ataque. No entanto, muitas pessoas relatam que suas contas têm sido reativadas sem permissão, com a conta sendo cobrada normalmente de seus cartões.

Não é muito difícil entender o que está acontecendo com essas pessoas. A Netflix não cancela completamente sua conta quando você decide encerrar sua assinatura; ela apenas para de cobrar e de fornecer acesso ao serviço. Todos os dados de seu cadastro ainda estão guardados por até 10 meses e podem ser reativados a qualquer momento se você preferir. Para que seus dados sejam definitivamente apagados, é necessário contatar a Netflix por e-mail.

O fato foi identificado pelo programa de rádio “You & Yours”, da BBC, que conseguiu relatos de ex-assinantes que tiveram suas contas reativadas por hackers. Bastou incluir as credenciais de acesso para reativar a conta, com dados de pagamento e tudo mais. A partir daí, o cibercriminoso pode continuar usando a conta para si próprio ou vender essa informação, sempre na esperança de que o verdadeiro dono da conta demore o máximo possível para perceber a operação.

Emily Keen, uma ex-assinante consultada pela reportagem, conta que cancelou sua conta em abril deste ano, mas de repente foi cobrada em 12 libras (quase R$ 66 na cotação atual) em setembro. Os dados da conta foram alterados e o plano foi modificado para o mais caro. Ao consultar a empresa, ouviu que o valor seria devolvido e o cartão, bloqueado. No entanto, a quantia foi devolvida apenas em parte, e mais duas cobranças foram feitas no cartão em outubro e novembro.

Em contato com a publicação, a Netflix declarou que a segurança das contas de seus membros é uma prioridade e que os clientes que perceberem atividades incomuns devem entrar em contato com a empresa imediatamente. Nenhuma palavra sobre mudar sua política de remoção de dados após o cancelamento de uma conta.

Renato Santino é editor(a) no Olhar Digital

Ícone tagsTags: