USB 4 terá suporte para telas de resolução 8K e 16K

Compatibilidade com o DisplayPort Alt Mode 2.0 vai garantir capacidade de até 80 Gbps
Redação30/04/2020 21h21, atualizada em 30/04/2020 21h50

20190621075808-1778x1080

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Video Electronics Standards Association (VESA) anunciou nesta quinta-feira (30) que a tecnologia USB 4 será compatível com o padrão DisplayPort Alt Mode 2.0. A novidade revela nas entrelinhas que a próxima geração de cabos USB-C vai permitir usuários conectarem monitores de resolução 8K e 16K em 60 Hz a seus computadores.

Isso graças a capacidade do DisplayPort Alt Mode 2.0 de unificar o sentido do fluxo de dados dos sistemas USB 4. Como já informado pela VESA no ano passado, a dinâmica da tecnologia funciona como uma via de mão dupla. Os dados no USB trafegam em duas direções opostas com a velocidade de 40 Gbps em ambos os sentidos – especificação, inclusive, duas vezes superior ao atual USB 3.2.

Reprodução

O DisplayPort Alt Mode 2.0, no entanto, concentra este fluxo em uma direção só, de modo a somar as capacidades. Assim, o USB 4 adquire uma velocidade de transferência de dados correspondente a 80 Gbps, uma vez que com a nova tecnologia não é necessário o envio de informações da imagem para a Unidade de Processamento Gráfico. Com essa nova capacidade os padrões USB 4 conseguem suportar os monitores de altíssima definição.

O movimento da VESA ainda torna o USB cada vez mais versátil, e aprimora as possibilidades dessa tecnologia de centralizar os padrões de conexão de dispositivos digitais. Vale lembrar, por exemplo, que fabricantes de PCs e smartphones seguem a tendência de simplificar seus aparelhos e por isso as portas USB já são associadas a múltiplas tarefas, desde a compatibilidade com cabos de energia e monitores, até cabos de rede e impressoras.

O USB 4 deve chegar ao mercado ainda este ano, segundo a VESA. O lançamento do DisplayPort Alt Mode 2.0, no entanto, é previsto somente para a metade 2021.

Fonte: CNET

Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital