Uber libera ‘botão de pânico’ para segurança de passageiros no Brasil

Daniel Junqueira26/07/2018 15h48, atualizada em 26/07/2018 15h55

20180410175152

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Em maio, a Uber lançou nos Estados Unidos um novo recurso de segurança que facilita o contato de passageiros com a polícia em casos de emergência. E agora a novidade também está disponível para usuários brasileiros.

Ao longo dos próximos dias, passageiros de corridas da Uber vão encontrar um novo “botão de emergência” na interface do aplicativo com três opções de segurança: compartilhar localização da viagem em tempo real com amigos, entrar em contato com a polícia, e acessar a central de segurança da Uber. O botão com um símbolo de escudo aparece assim que o motorista aceita uma corrida, e permanece disponível durante toda a viagem.

O compartilhamento de localização em tempo real já estava disponível, mas a partir de agora usuários vão poder cadastrar até cinco contatos de confiança. A central da Uber oferece informações básicas de segurança para o usuário.

Reprodução

Já o contato com a polícia funciona em duas etapas: ao selecionar a opção pela primeira vez, o usuário consegue verificar dados do carro, do motorista e a localização exata no momento. A segunda opção faz a ligação para órgãos de segurança e, com os dados anteriormente acessados, o usuário consegue relatar mais fácil o que está acontecendo para receber ajuda caso seja necessário.

A Uber começou a liberar o recurso já para o Brasil, e a expectativa é que todos os usuários tenham acesso às novas opções de segurança até o dia 2 de agosto. Inicialmente, o botão de emergência só está disponível para passageiros, mas no futuro motoristas também vão ganhar a funcionalidade.

Ex-editor(a)

Daniel Junqueira é ex-editor(a) no Olhar Digital

Ícone tagsTags: