A Uber decidiu levar seus carros autônomos a mais uma cidade. A partir desta quarta-feira, 14, começa a funcionar em São Francisco, nos Estados Unidos, a modalidade do aplicativo que utiliza carros que não precisam de um motorista.
As corridas com carros que dirigem sozinhos funcionam gratuitamente desde o mês de setembro na cidade de Pittsburgh como uma espécie de teste. Com o sucesso do projeto, o serviço de transportes decidiu levar a ideia adiante. “São Francisco tem suas próprias nuances, incluindo mais motos nas ruas, uma alta densidade de tráfego e ruas estreitas”, explica a Uber. A diferença, desta vez, é que a corrida será paga.
O serviço funciona na modalidade Uber X com os veículos do modelo XC90. A empresa ressalta que o cliente que não desejar participar do serviço pode cancelar a corrida e solicitar um motorista comum.
O comunicado também deixa bem clara a visão do aplicativo sobre o destino do setor, respondendo às dúvidas de quem acha que os motoristas podem acabar sem emprego. “Como a demanda continua a crescer rapidamente, o futuro do transporte será uma mistura de motoristas humanos e carros de autocondução”, aposta a Uber em um comunicado divulgado em seu site.
É importante lembrar, é claro, que um funcionário da companhia está presente o tempo todo no veículo, pronto para assumir o controle, caso seja necessário.