Traficantes anunciam venda de escravos no Instagram

Equipe da BBC News Arabic 'negociou' com traficantes por meio da plataforma
Redação05/11/2019 14h53, atualizada em 05/11/2019 15h31

20190819115836

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Recentemente, uma equipe da BBC News Arabic investigou uma série de perfis no Instagram nos quais traficantes de seres humanos anunciavam escravos. Os repórteres entraram em contato e se reuniram com diversas pessoas que anunciavam trabalhadores domésticos, incluindo adolescentes. Em um desses encontros, foi oferecida Fatou, uma jovem da Guiné de 16 anos, por R$ 15.210.

Urmila Bhoola, relatora especial da ONU afirmou que esse é apenas um exemplo da escravidão moderna, que comercializa crianças “como um imóvel”. Após as investigações da BBC, o governo do Kuwait convocou as pessoas responsáveis pelas contas do Instagram nas quais foram encontrados os anúncios.

Segundo as autoridades, eles forçaram os titulares da conta a tirarem as publicações e assinarem um acordo legal prometendo que não “participariam mais da atividade”. Apesar disso, não foi mencionada nenhuma punição legal, mas o chefe do Departamento de Trabalhadores Domésticos do Kuwait, Nasser al-Mousawi, afirmou à BBC que “qualquer pessoa que lide com esse tipo de negócio será punida”.

O Instagram afirmou que removeu os conteúdos do Facebook e Instagram, além de impedir a criação de novas contas e publicações.

Para Urmila Bhoola, Google, Apple e Facebook devem também ser responsabilizados, porque estariam ajudando a promover o mercado de trabalho escravo online.

Kimberley Motley, advogada que assumiu o caso de Fatou, que foi levada de volta para Guiné e adotada por uma família local, afirma que as empresas envolvidas devem uma indenização para a menina, já que se dizem responsáveis por tudo que é colocado em sua plataforma.

Via: Futurism

Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital