O TikTok vem crescendo vertiginosamente em popularidade, em grande parte graças à comunidade de criadores de conteúdo – que vêm se tornando celebridades até fora da plataforma. Para manter esses talentos produzindo, a empresa criou um fundo de US$ 200 milhões para remunerar seus criadores mais prolíficos.

De acordo com a empresa, a verba inicialmente será direcionada aos Estados Unidos, “para ajudar a apoiar criadores ambiciosos que buscam oportunidades para promover a subsistência por meio de seu conteúdo inovador. O fundo será distribuído ao longo do próximo ano e deverá crescer ao longo desse tempo”, afirmou em comunicado oficial.

publicidade

Este é o primeiro grande esforço do TikTok para pagar aos criadores diretamente e regularmente pelo seu conteúdo. Antes disso, os parceiros podiam buscar monetizar transmissões ao vivo ou exibir vídeos patrocinados em seus canais. A empresa não confirmou se há um limite para quantos criadores receberão financiamento ou qual será sua frequência e valor para cada pessoa.

Para solicitar a remuneração, o usuário deve ter 18 anos ou mais, postar vídeos originais de forma consistente e criar conteúdo que esteja de acordo com as diretrizes da comunidade do TikTok. Também é necessária uma contagem de seguidores mínima, mas o TikTok não especificou quantos são necessários.

publicidade

“Por meio do TikTok Creator Fund, nossos criadores poderão obter ganhos adicionais que refletem o tempo, o cuidado e a dedicação que dedicam a se conectar criativamente com um público que é inspirado por suas ideias”, disse Vanessa Pappas, gerente geral da TikTok, em uma postagem no blog da empresa.

Desde que chegou ao mercado internacional em 2018, o TikTok é um dos aplicativos mais populares do mundo, especialmente entre jovens de 16 a 24 anos. Estima-se que quase a metade dos usuários da plataforma correspondem a esta faixa etária e que 90% deles usam o aplicativo todos os dias.

publicidade

Para se ter uma dimensão do ritmo de crescimento do app, no final de abril, uma pesquisa da Sensor Tower indicou que o programa superou a marca de 2 bilhões de downloads, dos quais 315 milhões ocorreram apenas no primeiro semestre de 2020.

Via: The Verge

publicidade