Telescópio Hubble identifica futura colisão de galáxias

Uma pequena ponte de gás, poeira e estrelas já pode ser vista conectando o duo de galáctico
Redação19/08/2019 20h53

20190819054547

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Telescópio Espacial Hubble, lançado na última terça-feira (13), identificou uma interação entre duas galáxias. A atração gravitacional mútua está aproximando-as, distorcendo suas formas e deve gerar uma colisão em breve.

As galáxias, apelidadas de UGC 2369, estão tão próximas que um pequeno rastro de gás, poeira e estrelas pode ser visto conectando uma à outra.

“A interação entre galáxias é um evento comum”, afirmou a Agência Espacial Europeia (ESA). “Para galáxias maiores, como a Via Láctea, a maioria dessas interações envolve galáxias anãs muito menores. Mas a cada poucos bilhões de anos, um evento mais importante como este pode acontecer”.

A própria Via Láctea está em rota de colisão com uma galáxia vizinha gigante, a Andromeda. Segundo um estudo publicado no Astrophysical Journal, o fenômeno só deve acontecer daqui a 4,5 bilhões de anos e o choque deve ser lateral, e não frontal, como era esperado inicialmente. Com o tempo, as duas galáxias provavelmente vão gerar uma única – já batizada de Milkomeda.

Fonte: Space

Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital