Tecnologia vai atuar para impedir chuva em blocos de carnaval em SP

Ação vai estimular chuvas localizadas no Sistema Cantareira para garantir que as precipitações ocorram antes de chegarem aos blocos
Redação19/02/2020 16h18, atualizada em 19/02/2020 17h02

20200214054153-1920x1080

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Os blocos de Carnaval de Rua já movimentaram São Paulo no último fim de semana, as comemorações entre os dias 21 e 26 de fevereiro não devem ser muito diferentes. Entretanto, um fator sempre preocupa os foliões é o mau tempo. Afinal, a chuva pode prejudicar – e muito – o andamento das festas.

Neste Carnaval, uma empresa de tecnologia chamada ModClima vai ter a missão de combater esse problema e garantir que o sol brilhe durante as comemorações.

A empresa vai decolar aviões que serão responsáveis por semear gotículas de água pura com tamanho controlado no interior das nuvens. O objetivo é provocar mais colisões e aglutinações dessas gotículas para formar gotas de chuva.

Na prática, trata-se de imitar o processo natural de crescimento vertical da nuvem e induzir a precipitação. A ação será localizada no reservatório do Sistema Cantareira, em São Paulo. Assim, é esperado que a chuva ocorra antes de chegar aos blocos de rua e ainda abasteça o reservatório.

Segundo material informativo da campanha, o método não traz riscos ou danos ao meio ambiente. Além disso, é praticado em diversos projetos de agricultura e na recuperação de nascentes e reservatórios no Brasil e em outros países.

Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital