Tecnologia da Qualcomm promete carregar 100% da bateria de celular em 15 minutos

Qualcomm afirma que este é o primeiro sistema de recarga a 100 Watts; para tirar proveito desta tecnologia, celulares precisarão de novos chips e um novo design de bateria
Rafael Rigues24/07/2020 19h53, atualizada em 27/07/2020 13h00

20200427043407

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Qualcomm anuncia nesta segunda-feira (27) o Quick Charge 5, a nova geração de seu padrão para recarga rápida da bateria de dispositivos móveis. Segundo a empresa, este é o primeiro sistema de recarga a 100 Watts, e pode levar uma bateria de 0 a 50% de carga em apenas cinco minutos, e entregar uma carga total em 15 minutos.

O Quick Charge 5 entrega dez vezes mais energia do que a primeira versão do padrão, e é 70% mais eficiente e até quatro vezes mais rápido que o Quick Charge 4. Além disso, promete ser mais seguro: a temperatura da bateria durante a recarga é até 10º C menor do que na versão anterior, e há 12 sistemas de proteção contra excessos de voltagem, corrente e temperatura.

Para tirar proveito do novo padrão, smartphones e acessórios terão de ser equipados com os novos chips de gerenciamento de energia (PMIC – Power Management Integrated Circuit) da Qualcomm, o SMB1396 ou SMB1398. As baterias dos celulares também terão de ser diferentes. Os aparelhos terão que usar baterias em uma configuração chamada Stacked Cell, onde duas baterias são empilhadas e ligadas em série (pólo positivo de uma no pólo negativo da outra).

Reprodução

Logo do padrão Quick Charge 5. Imagem: Qualcomm

Segundo Josh Warner, diretor de produto na Qualcomm, isso permite dobrar a voltagem durante a carga sem aumentar a corrente, o que resulta em um aumento na quantidade de energia entregue à bateria. Esse é um dos segredos para o Quick Charge 5.0 manter a bateria mais fria, já que o calor aumenta de acordo com a corrente.

George Paparrizos, diretor sênior de produto para o Quick Charge, afirma que o design tradicional de baterias “chegou ao seu limite”, e que os fabricantes que quiserem um novo nível de performance na recarga terão que migrar para a nova configuração.

Acessórios Quick Charge 5 são retrocompatíveis com aparelhos com Quick Charge 4+, 4, 3.0 e 2.0. Porém, com desempenho limitado pela versão do Quick Charge suportada pelo dispositivo. Ou seja, um carregador Quick Charge 5 poderá carregar um celular Quick Charge 3.0, mas na velocidade de um carregador 3.0.

Segundo a Qualcomm, a Xiaomi será a primeira fabricante a colocar no mercado um celular com carregador Quick Charge 5.0.

Colunista

Rafael Rigues é colunista no Olhar Digital