*Por equipe Dentro da História

Austin para durante o SXSW**. A agenda do festival vai de workshops de programação a discussões sobre corrida espacial; de demonstrações de aplicações da Inteligência Artificial a debates sobre impacto social. Além disso, países e marcas expõem suas melhores inovações nas mais diversas áreas. Para eles – assim como para nós, uma startup de Campinas que acabou de entrar na Europa -, o SXSW é uma oportunidade de aparecer para o mundo e conhecer de perto as tecnologias que vão moldar o futuro.

E o futuro, aparentemente, passa pela China. Os painéis sobre o país foram bem concorridos. A China é o país que possui mais profissionais STEM (das áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), o que tem impulsionado a criação de soluções com cada vez mais agilidade, desenvolvendo seu ecossistema de inovação. Enquanto o mundo discute quem ganha o mercado de voz entre a Amazon Alexa e Google Now, a chinesa Tencent, quinta marca mais valiosa do mundo, mostrou por aqui que está bem colocada na corrida pela liderança nessa tecnologia. A Xiaomi, empresa que no Brasil é mais conhecida como uma marca de celulares, desenvolve produtos e widgets para casas que usam Inteligência Artificial mesclada com a Internet das Coisas, criando o que vem sendo chamado de Inteligência Artificial das Coisas. Não é à toa que a empresa é chamada de Apple Chinesa e deve ganhar cada vez mais destaque no mercado global.

A Dentro da História, startup que produz livros infantis personalizados, foi selecionada pela Apex-Brasil para participar do Trade Show do SXSW em uma delegação de 40 empresas. Nesse local, cada país tem um espaço, onde as empresas expõem a sua ideia de negócio em busca de expansão, investimentos e parcerias. É um momento de troca e que dá a chance de entender como cada mercado enxerga os produtos. Foi gratificante conversar com o público e perceber que nossos livros, que são criados em uma plataforma digital e depois impressos, têm tido uma boa aceitação por aqui. Grande parte dos americanos que pararam no nosso espaço entendeu que o momento de leitura entre pais e filhos é algo muito importante, mas que faltam alternativas de produtos atraentes para as crianças fora de devices eletrônicos.

Além disso, estar aqui é uma ótima oportunidade de networking com empresas brasileiras, já que grande parte de seus fundadores busca antecipar tendências para sair na frente na disputa por mercados. Uma das maiores virtudes do SXSW é justamente a troca cultural que acontece a todo momento – até na fila para as palestras é possível trocar idéias com pessoas de áreas completamente diferentes. Encontramos, por acaso, a influenciadora de moda brasileira Camila Coutinho e conversamos um pouco sobre a Dentro da História. Ela acabou passando no estande brasileiro no Trade Show para nos visitar e conhecer as empresas brasileiras. Em que outro momento uma profissional da moda estaria em contato com empreendedores para conversar e trocar figurinhas?

Mas não é só de tecnologia que vive o SXSW. Um assunto que ganhou peso esse ano por aqui é a política. Como os EUA passarão por eleições em 2020, há diversos painéis discutindo o tema. Alguns políticos de destaque que passaram pelo festival foram a deputada Alexandria Ocasio-Cortez e a senadora Elizabeth Warren, ambas democratas, e o deputado Kevin McCarthy e o ex-governador de Ohio John Kasich, pelo lado republicano. E uma das palestras mais concorridas foi a de Howard Schultz, ex-CEO da Starbucks, que se apresenta como candidato alternativo à presidência dos EUA.

Para nós, fica claro que a busca por inovação é fundamental para permanecermos relevantes no mercado, e hoje o lugar para isso é, sem dúvida, o SXSW.

*Felipe Paniago, cofundador e growth manager, Flavio Aguiar, cofundador e diretor global de expansão e Henrique Fuschini, responsável por Business Intelligence na Dentro da História estiveram no SXSW 2019 e compartilharam suas impressões sobre o festival.

** O SXSW ou South by Southwest é um dos mais importantes festivais de tecnologia e economia criativa do planeta. Ele acontece todo ano na cidade de Austin, no Texas (EUA) e reúne empreendedores, investidores e líderes de grandes empresas digitais e também da “velha economia”. O evento já apresentou ao mundo, por exemplos, gigantes do porte de Twitter, Uber e AirBnB.