Stories e feed de notícias juntos: essa é a aposta do Facebook

Os posts do feed podem migrar para o formato de Stories, o que transformaria a navegação na plataforma. O mercado ainda mostra certa resistência
Equipe de Criação Olhar Digital16/04/2019 17h00

20190405074145
Publieditorial

O Facebook quer colocar os posts do feed nos Stories. De acordo com a rede social, o recurso é um protótipo em estágio inicial, que ainda não está sendo testado publicamente. A companhia oferece maneiras de distribuir publicações do feed de notícias no Stories desde o ano passado.

O recurso reformata os posts e os torna parecidos com os Stories — em vez de conservar o antigo design com plano de fundo branco. Os usuários podem reagir e comentar em publicações de feed enquanto ainda estão nessa interface.

A descoberta, na versão Android, é da especialista em engenharia reversa, Jane Manchun Wong. Nesse modelo, é possível ver tanto os posts de feed quanto os característicos de Stories. Os anúncios, que representam parte significativa da receita da rede social, ainda estão sendo acomodados no formato.

Reprodução

O Facebook informa que está sem espaço para mais anúncios no feed de notícias e que os usuários já mudam seu tempo de visualização de Stories. Quando anunciou a mudança de comportamento do público, no segundo trimestre de 2018, suas ações caíram 20% e US$ 120 bilhões evaporaram. Essas mudanças fazem Wall Street redobrar a atenção: uma migração na forma como as pessoas navegam pode afetar não só as ações do Facebook, mas a economia global.

Mesmo assim, a jogada da empresa faz sentido quando se condideram os números que o formato de Stories atinge. Atualmente, já são 300 milhões de usuários diários no Facebook e no Messenger, além de outros 500 milhões no Instagram e 450 milhões no status do WhatsApp.