Google vai pré-instalar Stadia em Chromebooks

Próximo de completar 1 ano, streaming de games do Google ainda não tem previsão de lançamento no Brasil
Redação10/09/2020 15h12, atualizada em 10/09/2020 16h10

20200910122058

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Stadia, serviço de streaming de games do Google, virá pré-instalado nas configurações iniciais do Chromebook. É o que indica a nova mudança de código do Chromium: a plataforma de jogos aparecerá na primeira página de aplicativos do Chrome OS, ao lado do Google Duo.

O Stadia substituirá o app do Android, que recebeu reclamações dos usuários pelo mau funcionamento no sistema Chrome OS. Os donos de Chromebook que não usam o serviço terão, é claro, a opção de desinstalá-lo.

Como a mudança de código ainda está em revisão, a atualização deverá chegar apenas para o Chrome OS 87. Portanto, a novidade deverá estar disponível em uma data próxima ao aniversário de 1 ano do lançamento da plataforma de games.

Um ano de Stadia

Lançado em 19 de novembro de 2019, o serviço permite que você jogue grande games mesmo em notebooks e celulares mais acessíveis. No entanto, a plataforma parece ainda não ter atingido todo o seu potencial nesse primeiro ano de existência.

A inclusão do Stadia entre os aplicativos pré-instalados do Chromebook é uma forma sensível de tentar aumentar o número de usuários da ferramenta.

O catálogo do Stadia inclui games como Destiny 2, Mortal Kombat 11, Dragon Ball Xenoverse 2, NBA 2K e Red Dead Redemption 2. É possível rodá-lo em celulares da linha Pixel, do Google, além de alguns modelos da Samsung, Asus, Razer e OnePlus. Para jogar na TV, também está disponível um controle que custa U$ 129,00 (cerca de R$ 500,00). A assinatura mensal do serviço é de US$ 9,99 para jogos em melhor qualidade gráfica, mas os games em si são vendidos individualmente.

A notícia ruim para os brasileiros, é que ainda não existe previsão para a chegada do Stadia ao país, mesmo 10 meses após o seu lançamento.

Reprodução

Apesar de quase 1 ano de lançamento, o Stadia ainda não tem previsão de chegada ao Brasil. Créditos: Cody Engel/Shutterstock

Este, inclusive, pode ser um dos motivos que explicam o sucesso abaixo do esperado da plataforma: ela está disponível em apenas 14 países (Bélgica, Canadá, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Irlanda, Itália, Paises Baixos, Noruega, Espanha, Suécia, Reino Unido e Estados Unidos).

A expectativa é que o Google amplie o serviço para novos territórios nos próximos anos e que enfim os fãs brasileiros possam aproveitar o Stadia.

Fonte: 9to5Google

Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital