Spotify agora permite pesquisar músicas a partir de trechos de letras

Resultados são identificados com a etiqueta 'Correspondência de letra'
Redação05/10/2020 20h07, atualizada em 05/10/2020 20h30

20200828013532

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Spotify agora permite que usuários utilizem trechos da letra de músicas para pesquisar faixas na ferramenta de buscas do aplicativo. A novidade já chegou à plataforma no Android e iOS.

O recurso é bastante simples. Como de costume, após o usuário inserir algumas palavras no mecanismo de busca, o app sugere uma série de conteúdos relacionados com os termos pesquisados, entre títulos de músicas e playlists.

Com a nova função, o Spotify agora apresenta resultados associados à letra da faixa, que são identificados com a etiqueta “Correspondência de letra” – ou Lyrics Match, em inglês. Veja o exemplo abaixo, capturado em um celular Android.

Reprodução

Na imagem acima, os dois resultados sugeridos com base na aproximação dos termos pesquisados e da letra da música estão destacados com setas. Foto: Olhar Digital

A ferramenta pode ser útil para encontrar a música daquele refrão que não sai da cabeça, mas mesmo assim você não lembra o nome; ou para ouvir novamente uma faixa que você gostou, mas esqueceu de salvar na biblioteca, em uma playlist ou memorizar o título.

Como lembra o The Verge, a iniciativa segue os passos do Apple Music, que oferece um recurso semelhante desde 2018. Vale notar ainda que, em junho, o Spotify implementou uma ferramenta que permite usuários do Brasil e outros 25 países a acompanharem as letras de canções em tempo real.

Modo karaokê?

Já em setembro, Jane Wong, blogueira de tecnologia conhecida por vazar atualizações e conteúdos nas redes sociais, afirmou pelo Twitter que a equipe de desenvolvimento do Spotify trabalha em mudanças significativas na plataforma.

Dentre elas, uma nova função karaokê, que exibe as letras das músicas na íntegra e permite a usuários determinarem o volume da voz do cantor da faixa.

Outra possível novidade corresponde à modalidade “sessões em grupo”, que descreve salas com até cinco usuários, nas quais os integrantes podem escutar as mesmas músicas simultaneamente. O app ainda trabalha em uma função para habilitar a conexão de vários dispositivos em uma mesma caixa de som, com a proposta de facilitar o gerenciamento de playlists reproduzidas nos aparelhos.

Além disso, Wong indicou o lançamento da configuração ‘modo carro’. Trata-se de uma nova interface, com ícones largos e fontes maiores, para facilitar a navegação no aplicativo enquanto os usuários usam o serviço em um veículo.

Via: The Verge

Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital