Ao longo do ano passado, o Snapchat perdeu milhões de usuários após anunciar uma reformulação do aplicativo que desagradou boa parte da sua base mais leal de fãs. O impacto desse êxodo foi sentindo nas finanças, mas parece que agora as coisas estão finalmente se acertando.
A empresa anunciou nesta terça-feira, 6, seus resultados, totalizando 186 milhões de usuários ativos por dia na plataforma no trimestre final de 2018. É aproximadamente igual ao que foi averiguado no trimestre anterior e próximo dos números do mesmo período de 2017, apenas 1 milhão abaixo.
Além disso, a receita da Snap, empresa responsável pelo aplicativo, chegou a US$ 390 milhões, com crescimento notável de 36%, enquanto seu prejuízo líquido foi reduzido para US$ 192 milhões. O relatório financeiro fez as ações da Snap dispararem mais de 20% nas horas de negociação após o fechamento do mercado, o que é expecionalmente positivo para uma empresa que tem sofrido tanto com a cópia de suas características por parte do Facebook e seus aplicativos Instagram e WhatsApp.
Evan Spiegel, CEO da Snap, conseguiu dar algumas boas notícias para os investidores. Por exemplo, a empresa notou que usuários do aplicativo estão começando a retornar para a plataforma, e o número de usuários no iOS está aumentando. Ao mesmo tempo, a atualização do app para Android está chegando aos poucos, prometendo tempo de abertura 20% menor; a ideia da empresa é tentar finalmente atrair a gigantesca base de usuários Android, mesmo que uma pequena parcela das 2 bilhões de pessoas que usam o sistema do Google fariam grande diferença nos resultados da empresa.
Ainda assim, a Snap permanece pequena se comparada com o Instagram, aplicativo de compartilhamento de fotos do Facebook, que vem ganhando novos usuários rapidamente. O Facebook anunciou, durante seu balanço na última semana, que o Instagram tinha 500 milhões de usuários ativos diariamente do Stories, ferramenta que permite o envio de fotos e vídeos com vida útil de 24 horas.