Diz o velho ditado: cautela, canja de galinha e espaço em disco não fazem mal a ninguém. E foi justamente para quem precisa de muito espaço em disco, com garantia de estabilidade e durabilidade dos dados, que a Sony lançou recentemente a terceira geração (Gen3) de seu sistema PetaSite Optical Disc Archive.
O sistema é baseado em cartuchos ópticos que armazenam 5,5 TB cada, com um total de até 535 cartuchos e 2,9 Petabytes (2.900 Terabytes) de espaço em um rack padrão de 42U, do tamanho aproximado de um guarda-roupas de duas portas.
A Sony comercializa a tecnologia como um sistema de armazenamento de longo prazo. Os cartuchos têm durabilidade estimada em 100 anos e podem ser gravados apenas uma vez, como nos tradicionais CD-R e DVD-R. Segundo a Sony, a abordagem WORM (“Write Once, Read Many”, ou “Escreva uma vez, leia várias”) protege os dados contra cyberataques, exclusão acidental ou maliciosa, vírus e ransomware.
A empresa afirma que a terceira geração da tecnologia é 50% mais rápida que a anterior, sendo capaz de gravar dados a 1,5 Gbps e ler a 3 Gbps. O preço é informado sob consulta, e depende das necessidades do cliente.
Fonte: Sony