Seu app do Facebook já está de cara nova? Dicas de como usar o novo design da rede social

Os usuários da versão web notarão as transformações já nos próximos dias, primeiramente nos EUA e Canadá, logo depois para o resto do mundo.
Equipe de Criação Olhar Digital01/05/2019 19h45

20190401035419
Publieditorial

Na abertura da conferência de desenvolvedores anual do Facebook, a F8, que aconteceu na última terça-feira (30/4), a rede social anunciou, dentre outros tópicos — voltados para a polêmica dupla “privacidade e segurança”, principalmente —, mudanças em seu design e layout.

Os usuários do Facebook em smartphones perceberão uma grande mudança em sua aparência. O redesenho, apelidado de “FB5” pelo CEO Mark Zuckerberg, chegará no iOS e no Android primeiro. Os usuários da versão web notarão as transformações já nos próximos dias, primeiramente nos EUA e Canadá, logo depois para o resto do mundo.

Acreditamos que a primeira impressão será: cadê o azul? Na verdade, quase todas as cores foram substituídas por espaços em branco. Esses “respiros” nos dão uma sensação que há menos desordem de modo geral. O layout de três colunas ainda está lá, com o conteúdo agora muito maior e mais legível. O cabeçalho do site facilita o salto entre as seções (Notificações, Grupos, Messenger e Facebook Watch). Mas você não gosta de todo aquele branco? Não se preocupe, também há um modo escuro.

Você ainda terá seu feed de notícias na frente e no centro, mas o novo visual do Facebook busca impulsionar as interações “privadas” com as pessoas, destacando o crescente uso dos Grupos e do Messenger. “Além da praça digital da cidade, também precisamos de um equivalente digital da sala de estar”, disse Zuckerberg.

Os grupos estão ganhando funcionalidades adicionais com categorias, como grupos de suporte de saúde ou grupos de jogos, adicionando recursos como perguntas anônimas e conversas protegidas. Você verá mais conteúdo deles em seu Feed de notícias, além de recomendações para participar de outros grupos que sejam considerados relevantes para seus interesses.

A mudança de foco é aparente no novo design, o que dá à sua lista de Grupos e aos seus amigos ativos no momento uma melhor visibilidade em comparação com o layout antigo. “No geral, facilitamos a localização do que você está procurando e a obtenção dos recursos mais usados”, diz um post no blog do Facebook.

O foco em grupos e mensagens privadas não significa que o Facebook quer que você converse com o mesmo círculo de amigos para sempre. O Meet New Friends foi lançado para sugerir novos amigos com base em seus interesses, grupos ou localizações compartilhadas. Ele conecta você a outros usuários que também estão procurando novos amigos.

Claro, algumas pessoas podem estar em busca de mais que um amigo. Para esse fim, o redesenho tem uma ambiciosa pretensão de revolucionar vidas amorosas. Sim, estamos falando do Facebook Dating. Como o recurso Meet New Friends, o Dating é opcional. Ele exige que o usuário tenha um perfil na rede social central, que é, claro, o Facebook. Mas não se preocupe, nenhuma atividade executada nele será compartilhada publicamente. Seu Feed de Notícias e a página de perfil estarão protegidos contra qualquer incidente (bom ou ruim) da sua vida amorosa.

Juntamente com o Facebook Dating, vem o Instant Secret Crush. O recurso permite que os usuários selecionem até nove amigos por quem eles nutrem sentimentos românticos. Somente quando duas pessoas escolherem uma à outra, elas serão reveladas. Os alertas são anônimos e só estarão disponíveis caso você seja usuário do Dating. Sim, é algo bem parecido com o Tinder ou o Happn, mas com a vantagem de ter uma base de 2 bilhões de usuários.

Ufa, Mark!