São falsos os rumores sobre ‘importar’ o botão de chamar atenção do MSN para o WhatsApp

Os rumores surgiram de um site satírico italiano e ganharam uma repercussão inesperada. Inclusive aqui.
Redação01/05/2019 15h45, atualizada em 01/05/2019 16h21

20190320042037

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Ao longo desta semana surgiram rumores de que um botão de “chamar atenção” – muito famoso no falecido Windows Live Messenger – seria inserido em uma nova atualização do WhatsApp. A notícia deixou algumas pessoas muito animadas, outras desesperadas, mas, no final, descobriu-se ela era falsa.

A WABetaInfo confirmou que o tal recurso não chegará, depois de analisar o código de atualizações. “Isso é a notícia: Nenhum recurso para cutucar está em desenvolvimento pelo WhatsApp”, afirmou.

Mas como começaram os rumores? Por incrível que pareça, eles surgiram de uma publicação de 2018, de um site de humor chamado o 8Satire. Para ficar mais fácil de entender, podemos compara-lo ao Sensacionalista ou ao The Onion em alguns pontos, já que a página produz matérias que podem facilmente ser confundidas com notícias reais por algum desavisado.

Quando o 8Satire postou sobre a adição do recurso de chamar atenção sendo adicionado no WhatsApp, no ano passado, não ganhou muita repercussão. Porém, a partir desta segunda-feira (29), o site de Tecnologia italiano Hardware Upgrade não notou que a postagem era uma piada e publicou a informação. Logo, depois muitos veículos compraram o rumor – inclusive o Olhar Digital.

O portal italiano disse que ninguém poderia ter acesso a função, porque ela estava na versão alfa, ou seja, no início do desenvolvimento. Logo, ninguém conseguiria provar essa informação. A matéria falsa também dizia que o botão “chamar atenção” faria com que o celular da pessoa do outro lado do chat vibrasse e emitisse sons mesmo se estivesse no silencioso, desde que ela estivesse online.

Muitas pessoas com saudades do MSN adoraram a ideia de poder chamar a atenção do interlocutor que a estivesse ignorando. No entanto, pelo visto, tudo não passou de uma (boa) piada.

Via: UOL

Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital