Samsung vai introduzir câmera sob tela no Galaxy Z Fold 3, diz site

De acordo com veículo sul-coreano, empresa enfrenta dificuldades na produção em massa da tecnologia
Redação06/10/2020 15h18, atualizada em 06/10/2020 15h36

20200902011311-1800x1080

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Um mês após o lançamento do Galaxy Z Fold 2, especulações em torno do sucessor do modelo já surgiram na rede. Segundo informações do site sul-coreano The Elec, o celular dobrável Galaxy Z Fold 3 será o primeiro modelo da Samsung com a tecnologia de câmera sob tela (UDC).

A expectativa é de que o smartphone seja lançado oficialmente na segunda metade de 2021. Alguns rumores apontavam que a Samsung pretendia introduzir a tecnologia UDC na linha Samsung Galaxy S21, que deve ser apresentada no primeiro semestre do ano que vem.

O The Elec informou, no entanto, que a fabricante recuou diante de dificuldades de implementar a produção em massa de câmeras sob tela.

Reprodução

Com cinco câmeras, Galaxy Z Fold 2 será produzido no Brasil, mas o preço inicial no país ainda não foi divulgado. Imagem: Divulgação/Samsung

O site explica que, para fabricar a tecnologia, a Samsung planeja usar um equipamento a laser chamado HIAA 2, que produz uma série de microperfurações nas telas dos aparelhos. Já o método  HIAA 1, perfura apenas um buraco em um único movimento.

A Samsung ainda considera outro processo que torna o painel na frente da câmera frontal transparente, sem a necessidade de fazer perfurações no display, aponta o The Elec. Mas, assim como o HIAA 2, a opção apresenta um rendimento insatisfatório na produção em larga escala de dispositivos.

Em meio aos desafios, a fabricante sul-coreana optou por introduzir a câmera sob tela no Galaxy Z Fold 3 porque o modelo terá um volume menor de produção, se comparado com o Galaxy S21. Sem falar que a companhia deve ganhar mais alguns meses para aprimorar sua tecnologia.

Reprodução

Anunciado em agosto, na China, o ZTE Axon 20 G é o primeiro celular do mercado com tecnologia de câmera sob tela. Imagem: Divulgação/ZTE

A linha Galaxy S21 deve apresentar uma lente frontal embutida em um furo convencional na parte superior do display, pontuou o site.

Independentemente, a Samsung não será a primeira companhia a adotar um celular com a câmera sob tela. Em agosto, a empresa chinesa ZTE lançou o primeiro modelo com o recurso. Trata-se do ZTE Axon 20 5G. A comercialização do aparelho, que traz uma lente frontal de 32 MP, ainda é restrita ao mercado local.

Via: Gizchina/The Elec

Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital