Samsung usa imagens de câmera DSLR para promover câmera de smartphone

Renato Santino04/12/2018 20h51, atualizada em 04/12/2018 22h00

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A Samsung mais uma vez foi pega no flagrante. A empresa mais uma vez usou fotografias clicadas com câmeras profissionais em materiais promocionais de um celular, dando a entender que a imagem havia sido registrada com as lentes do aparelho. Coincidentemente, o aparelho em questão é o Galaxy A8 Star, pouco tempo após confusão similar aqui no Brasil.

Para quem não se lembra, a Samsung começou a promover o Galaxy A8 e o S9 usando fotos retiradas de bancos de imagens como a Getty Images. Agora aconteceu a mesma coisa na Malásia: o site da empresa no país usava uma foto clicada profissionalmente para ilustrar uma capacidade do celular.

A imagem em questão foi clicada por Dunja Djudjic e enviada para a plataforma EyeEm, que possui parceria com a gigante Getty Images. A fotógrafa conta que resolveu buscar pela sua foto no Google e acabou chegando à página da Samsung, onde ela estava sendo usada para demonstrar o Galaxy A8.

Na página da Samsung, a empresa demonstra a capacidade do celular de fazer fotos com o fundo desfocado, um recurso que se tornou bastante comum nos últimos tempos. Para isso, a empresa usou a imagem de Djudjic, mas tratou a imagem de modo a alterar o plano de fundo e facilitar o efeito de desfoque. O rosto da modelo também passou por grande tratamento no Photoshop.

 Reprodução

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Até a denúncia, repercutida no site Android Police, a página da Samsung não tinha um aviso de que as imagens não haviam sido registradas com o Galaxy A8. Havia apenas uma mensagem que dizia que “os conteúdos na tela são imagens simuladas e são apenas para propósito de demonstração”. O aviso, no entanto, não abrange as fotos apresentadas como demonstração da câmera.

Diante da repercussão do caso, a Samsung atualizou o aviso para representar o fato de que as fotos também estavam ali apenas como demonstração: “os conteúdos na tela e imagens são simulações para propósitos ilustrativos apenas”. Já ajuda a esclarecer a confusão.

Não é incomum que fabricantes de celulares tenham sua atenção chamada por este mesmo motivo. A Huawei, recentemente, passou pela mesma situação e não é possível esquecer da vez em que a Nokia indicou que teria gravado um comercial do Lumia 920 com a câmera do celular mas foi traída por um reflexo que mostrava um cameraman operando um equipamento profissional enorme.

Renato Santino é editor(a) no Olhar Digital