Samsung estuda incluir anúncios na interface de celulares

Registro de propriedade intelectual da coreana em escritório europeu indica estratégia similar à da Xiaomi
Renato Santino04/10/2019 22h09

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Uma das críticas recorrentes à Xiaomi é a presença de anúncios na MIUI, como a empresa chama a interface de usuário customizada sobre o Android. Agora, outra empresa grande também pensa em seguir um caminho similar: segundo patentes recém-descobertas, a Samsung cogita incluir publicidade na interface de seus aparelhos.

Como relata o site holandês Let’s Go Digital, especializado na descoberta de patentes, a Samsung registrou o nome “Samsung Mobile Ads” no Escritório de Propriedade Intelectual da União Europeia (Euipo). Na descrição do documento consta que ela está relacionada com “smartphones, tablets, serviços publicitários, anúncios via redes telefônicas” e outros itens.

Reprodução

Pouco pode ser deduzido sobre como funcionaria por meio do documento, no entanto, então não se sabe em que posição os anúncios apareceriam, por exemplo. Sabe-se que eles seriam direcionados por meio dos interesses dos usuários.

Do ponto de vista mercadológico, existem alguns motivos para tomar uma decisão do tipo. A Samsung tem enfrentado competição forte de marcas chinesas como a Xiaomi que conquistam consumidores pelo preço agressivo. Ao exibir publicidade, a Samsung poderia seguir dois caminhos: baratear o preço final do aparelho, obtendo uma vantagem competitiva, ou ao aumentar a margem de lucros, fazendo com que os celulares vendidos proporcionem maior rentabilidade para a companhia.

De qualquer forma, no entanto, ainda não há nada oficial, e o Samsung Mobile Ads pode ser apenas uma maneira de proteger uma marca. Quando se trata de registros de propriedade intelectual e patentes, sempre há a chance de uma ideia ser abandonada antes mesmo de ser colocada em prática.

Renato Santino é editor(a) no Olhar Digital