O Natal está chegando e lojas, prédios e estabelecimentos já começaram a colorir suas propriedades com enfeites e itens especiais para a ocasião. Este ano, a Bloomingdale resolveu decorar as vitrines de seu departamento em Nova York, na 59th Street, com robôs, fabricados pela empresa de tecnologia suíça, ABB Robotics.
Na janela da loja, quatro robôs são vistos decorando autonomamente uma árvore de Natal. Eles colocam 20 ornamentos de ouro em suportes posicionados dentro dos galhos do objeto, e removem as lâmpadas constantemente para que o processo seja repetido. Já em outra exibição, as máquinas cantam, para os espectadores, canções natalinas utilizando diversos instrumentos, como pandeiro, carrilhão e xilofone digital.
A ABB espera que as atrações sirvam para entreter os compradores e atrair novos públicos, mas também para mostrar a outros varejistas que a robótica pode ser uma solução nessas datas, e eles podem incorporá-la em suas próprias lojas. O chefe global de serviços de robótica da empresa, Marc Segura, disse em comunicado à imprensa que espera que os robôs possam, no futuro, assumir o lugar de exibições tradicionais.
“Nossas demonstrações em Bloomingdales mostram como a robótica pode tornar o merchandising visual mais dinâmico e envolvente”, afirmou o executivo da ABB. “No futuro, os varejistas poderão usar a robótica para criar mídias inovadoras para interagir com os clientes, demonstrar produtos e se envolver no ponto de venda com muito mais apelo e relevância do que as telas estáticas tradicionais”, concluiu.
Via: Futurism