O comércio brasileiro recebe na próxima sexta-feira, 27, a Black Friday, evento que promete descontos expressivos nos preços dos mais diversos produtos e lojas. Contudo, é preciso estar atento para não perder a oportunidade com uma compra que pode te dar trabalho no futuro.
O site Reclame Aqui lista as principais críticas que consumidores fazem a empresas, lojas e serviços brasileiros na internet. É possível conferir quais são as marcas que mais recebem reclamações de usuários insatisfeitos e, com isso, tomar bastante cuidado antes de gastar suas economias na Black Friday.
Na Black Friday do ano passado, os smartphones foram os produtos mais procurados pelos consumidores. Separando os rankings de empresas mais criticadas no site por categoria, a lista de reclamações contra fabricantes de eletrônicos, eletrodomésticos e itens de informática – incluindo celulares – compõe-se da seguinte maneira:
1 – Samsung (207 reclamações)
2 – Motorola (194 reclamações)
3 – Sony (117 reclamações)
4 – LG (75 reclamações)
5 – Electrolux (70 reclamações)
6 – Brastemp (68 reclamações)
7 – CCE (46 reclamações)
8 – Philco (45 reclamações)
9 – Nokia (37 reclamações)
10 – Mondial (29 reclamações)
O número de reclamações corresponde ao dia em que o último levantamento foi realizado, sendo, neste caso, o dia 23 de novembro. Já na categoria telefonia móvel, que inclui lojas e prestadoras de serviço para celulares e smartphones, a composição coloca as principais operadoras brasileiras no topo.
1 – Vivo (310 reclamações)
2 – Oi (213 reclamações)
3 – TIM (211 reclamações)
4 – Claro (182 reclamações)
5 – Nextel (102 reclamações)
Serviços de TV por assinatura também são avaliados individualmente pelo Reclame Aqui, com as três principais operadoras aparecendo no topo do ranking de críticas: NET em primeiro lugar (390 reclamações), SKY em segundo (204 reclamações) e Claro TV em terceiro (84 reclamações).
Muitas das compras da Black Friday são realizadas pela internet. Por isso, é importante ficar de olho na avaliação que lojas virtuais recebem do Reclame Aqui. Confira o ranking dos sites, que inclui também os ambientes “Marketplace” de muitas lojas oficiais, em que usuários colocam seus próprios produtos à venda, de maneira semelhante ao Mercado Livre.
1 – Netshoes (230 reclamações)
2 – Casas Bahia (206 reclamações)
3 – Extra.com.br (170 reclamações)
4 – Ponto Frio (164 reclamações)
5 – Americanas.com (162 reclamações)
6 – Americanas Marketplace (123 reclamações)
7 – Submarino (118 reclamações)
8 – Extra Marketplace (106 reclamações)
9 – Ponto Frio Marketplace (97 reclamações)
10 – Walmart (82 reclamações)
Além dos rankings, o Reclame Aqui também classifica as empresas com “selos” de qualidade. Para isso, o site relaciona o índice de resposta que cada uma oferece às reclamações, a avaliação dos consumidores e as soluções encontradas para os problemas dos clientes.
A Samsung e a Nokia, por exemplo, são classificadas como empresas “Ruins” porque, de acordo com o site, não oferecem soluções bem avaliadas pelos consumidores – muitos dos quais dizem que não recomendariam seus produtos. Já a Motorola recebe o selo “Bom”, enquanto a LG tem o selo “Ótimo”.
Entre as empresas de telefonia, porém, todas as cinco primeiras colocadas no ranking são avaliadas como “Não Recomendado”. Entre as TVs por assinatura, apenas a SKY recebe o mesmo selo, enquanto NET e Claro TV estampam o selo “Bom”.
Dentre as lojas virtuais, nenhuma recebeu uma classificação negativa. Todas possuem selo “Regular”, “Bom” ou “RA1000”, o distintivo de maior qualidade na avaliação do Reclame Aqui. Esses rankings foram elaborados pelo site a partir do feedback de usuários atualizado pela última vez em 23 de novembro.
Já no ranking geral, levando em conta as reclamações publicadas nos últimos 12 meses, a Samsung é a fabricante de smartphones mais próxima do topo, no oitavo lugar, com mais de 37.800 críticas. Operadoras de TV e telefonia móvel dividem os 6 primeiros lugares, com NET e SKY no topo, seguidas por Vivo, Oi, Claro e TIM, nesta ordem.