Em junho de 2019, o Google Station foi anunciado no Brasil, trazendo pontos de Wi-Fi grátis para espaços públicos como estações de trem e praças. Agora, nesta segunda-feira (17), o Google anunciou que o serviço será descontinuado neste ano, encerrando sua participação nos hotspots de internet grátis.
Antes, no entanto, é importante saber o que é exatamente o Google Station. O serviço não fornece infraestrutura para redes Wi-Fi; ele fornece a camada de autenticação para que os usuários possam se conectar a redes de outras empresas, oferecendo um espaço publicitário que poderia ser monetizado pelas suas parceiras. No caso do Brasil, o Station funcionava em parceria com America Net e Linktel, responsáveis pela oferta de conexão.
Apesar de menos de um ano no Brasil, o Station não é um programa novo. A empresa deu início ao serviço em 2015, como parte de uma iniciativa chamada “Next Billion Users” (“o próximo bilhão de usuários”), que visa ampliar o acesso à conectividade e alcançar pessoas em regiões pobres e com pouco acesso a tecnologia. No entanto, em 2020, o Google não vê mais tanto benefício em oferecer esse serviço.
Caesar Sengupta, vice-presidente do Google responsável pela divisão de pagamentos e do programa “Next Billion Users”, explicou que os planos de internet móvel ficaram consideravelmente mais baratos em vários mercados, fazendo com que o Station não fosse mais tão necessário.
No Brasil, o serviço foi lançado inicialmente em São Paulo, mas também foi disponibilizado em alguns pontos de Fortaleza. O Station também está presente na África do Sul, Filipinas, Índia, Indonésia, México, Nigéria e Tailândia.