Enquanto fazia campanha, o republicano Donald Trump alfinetou por diversas vezes a Apple afirmando que, caso eleito, obrigaria a empresa a produzir seus produtos nos Estados Unidos, e não mais no exterior, como acontece. Agora na Casa Branca, o bilionário começou a cumprir sua promessa.
Em entrevista na última terça-feira, 17, o presidente eleito confirmou que conversou recentemente com Tim Cook sobre trazer a produção da fabricante do iPhone de volta aos Estados Unidos, medida que poderia encarecer o preço do telefone no mundo inteiro. Atualmente os produtos da empresa norte-americana são fabricados no continente asiático por subsidiárias parceiras.
Segundo afirma, o CEO da Apple “está de olhos abertos” para a possibilidade. Trump também disse que realmente acredita que Cook ame os Estados Unidos e acredite que possa fazer algo grandioso no país.
Apesar do otimismo de Trump, é preciso destacar que Tim Cook era contra a candidatura do bilionário. Ele inclusive participou de uma reunião para tentar vetar a participação do candidato nas prévias partidárias.
Depois desse episódio, os dois se encontraram em dezembro, quando o republicano convocou uma reunião com os líderes das principais empresas de tecnologia para falar sobre o setor e definir planos para os próximos anos. Na ocasião, Cook disse que “não se fazem mudanças na base do grito”.
Via The Verge