O Google Pixel, revelado nesta quarta-feira, 4, tem a melhor câmera entre os celulares do momento, segundo o DxOMark, site que é referência em análise e comparação de equipamento fotográfico.

O celular recém-apresentado deixou para trás o iPhone 8 Plus e o Galaxy Note 8 na liderança, que estavam empatados com 95 pontos. O novo Pixel, por sua vez, alcançou uma pontuação de 98, tomando a ponta com folga.

O anúncio feito no palco do evento do Google deve chegar como um balde de água fria para a Samsung. A revelação do empate do Note 8 na comparação com o iPhone foi feita na terça-feira, 3, dando pouco tempo para a empresa saborear a liderança.

O que a câmera do Pixel tem de especial? O Google diz que usa aprendizado de máquina para melhorar as imagens, e o aparelho ainda é capaz de fazer, com apenas um sensor, o “modo retrato”, que aplica um efeito de profundidade borrando o plano de fundo como uma câmera DSLR. Para isso, a empresa usa uma tecnologia chamada de “dual-pixel”, na qual cada pixel é dividido em dois, o que permite registrar a imagem por dois ângulos diferentes sem precisar de dois sensores e possibilita compreender a profundidade e aplicar o efeito. O mesmo vale para a câmera de selfies.

A análise do DxOMark destaca como pontos positivos o alcance dinâmico amplo em todas as condições de luz, o foco automático de qualidade, o bom balanço de branco tanto em ambientes externos quanto internos, a preservação de detalhes, desempenho de flash e o efeito retrato. Já em relação a vídeo, os pontos positivos incluem uma estabilização de qualidade, redução de ruído, balanço de branco e preservação de detalhes.

A câmera traseira do Google Pixel conta com uma abertura f/1.8 e sensor de 12 megapixels com estabilização óptica e eletrônica, conseguindo captar vídeos em resoluções de 720p (a 30 fps, 60 fps e 240 fps), 1080p (a 30 fps, 60 fps e 120 fps) e 4K (apenas 30 fps). Já a câmera frontal tem abertura f/2.4 e sensor de 8 megapixels, com vídeo de até 1080p e taxa de quadros máxima de 30 fps.