O Pinterest tem intensificado seus esforços para atrair influenciadores para a plataforma. A nova medida da rede social foi seguir alguns passos de outras mais utilizadas, como o Instagram. Com isso, a empresa anunciou a criação de duas ferramentas: os perfis de influenciadores e os Story Pins, a sua versão dos Stories.
O primeiro nada mais é do que um símbolo para destacar essas contas, assim como já existe nas outras redes. Aqueles que possuírem o sinal, terão algumas vantagens, como destacar seus projetos. Hoje é possível fazer isso fixando as publicações, mas a novidade será o uso dos Story Pins.
Perfil de influenciador será destacado por um símbolo vermelho. Foto: Pinterest
Essa ferramenta também segue o que é feito nas demais redes sociais. No Pinterest, porém, tem uma diferença fundamental. O que for postado nos Story Pins permanecerá lá até o influenciador tirar. Nos rivais, as publicações duram por tempo limitado, normalmente apenas 24 horas. Utilizando o recurso, é possível postar fotos e vídeos verticais com textos sobrepostos e narração. Os seguidores ainda podem comentar o que for postado.
Ao contrário das demais redes sociais, postagens não serão excluídas após 24 horas. Foto: Pinterest
Apesar dessa tentativa que atrair criadores de conteúdo, é difícil imaginar que eles migrem para a plataforma. Redes como o YouTube, onde é possível monetizar diretamente os vídeos, ou Instagram e TikTok, que possuem utilidades bastante parecidas com a vantagem de os números de seguidores já estarem estabelecidos, possuem suas vantagens.
Porém, considerando um nicho específico de influenciadores que já estão presentes no Pinterest e com seus fiéis seguidores, pode ser uma proposta interessante. Ainda não está claro, porém, se os Story Pins vão ser expandidos para os demais usuários. Por enquanto, eles estão disponíveis apenas para os perfis de influenciadores.
Aba para facilitar vendas no aplicativo
Estas, porém, não foram as primeiras novidades do Pinterest para atrair criadores de conteúdo. Em abril, a rede social lançou novas ferramentas para incentivar a venda de produtos diretamente no aplicativo.
De acordo com informações do TechCrunch, a plataforma agora apresenta uma aba “compre” no mecanismo de busca. Ao lado a seção “explorar”, o recurso seleciona publicações de produtos à venda a partir dos resultados da pesquisa realizada.
Via: Engadget