A Play Store do Google pode ter um novo problema afetando a descoberta de aplicativos. Nos últimos dois meses, alguns desenvolvedores alegam que seus apps não estão aparecendo nos resultados de pesquisa da Play Store como deveriam. Alguns, que acumularam centenas de milhares de instalações, sequer aparecem em buscas diretas pelo nome. Novas informações indicam que alguma correção pode ser implementada.
Aplicativos publicados na Play Store sempre demoram algum tempo para serem “indexados”, ou seja, quando o Google rastreia o título e a listagem de um aplicativo para obter nomes e palavras-chave relevantes que determinam como ele aparece nas pesquisas. Esse atraso inicial pode levar uma ou duas semanas.
Normalmente, esse problema se resolve rapidamente. No entanto, para alguns desenvolvedores, os apps recém-publicados ainda não apareciam na busca mesmo depois de meses de seu lançamento. Nem mesmo uma pesquisa pelo nome listado do programa faz com que ele apareça, exigindo uma pesquisa “app_name_here” para trazê-lo à tona.
Quando os desenvolvedores entraram em contato com o Google para obter suporte, foram informados de que deveriam pagar pelo Google AdWords para aumentar o engajamento e suas chances de serem indexados, com alguns alegando inclusive que não viram diferença nos resultados da indexação, mesmo após uma campanha de US$ 350 por dia.
Embora alguns dos aplicativos afetados tenham começado a aparecer para pesquisas diretas nas últimas semanas, os desenvolvedores alegam que o comportamento ainda é diferente do que deveria, com alguns dos afetados reportando métricas de conversão orgânica da Play Store extremamente baixas. Em certos casos, mais de 500 mil downloads foram afetados.
Não se sabe a causa do problema, e o Google não menciona isso em nenhum tópico do suporte. Pode ser algum erro com a indexação ou alguma alteração indireta nos resultados personalizados do Google Play. Em todo caso, alguns dos desenvolvedores relataram o problema como corrigido nas últimas 24 horas.
Via: Android Police