Mais um estúdio/canal de TV lançará seu próprio serviço de streaming em 2020 para concorrer com Netflix, Amazon Prime, Apple TV+, Disney+ e companhia. No dia 15 de julho, a NBC Universal disponibiliza nos Estados Unidos o Peacock, uma plataforma com mais de 600 filmes e 400 séries (com um pré-lançamento no dia 15 de abril para seus assinantes).
Além de oferecer conteúdo que já é bastante popular – tanto na telona quanto nas telinhas – a plataforma irá experimentar um novo modelo de negócio, com três categorias de assinaturas: gratuita, premium com anúncios e totalmente livre de propagandas.
A plataforma terá conteúdos sob demanda e ao vivo, de filmes, séries, documentários, notícias, programas de entretenimento e esportes. Neste último caso, além de contratos com o campeonato inglês de futebol e a Ryder Cup de golfe, a NBC Universal fechou um acordo exclusivo para transmissão diária ao vivo das Olimpíadas 2020.
Entre as séries, o Peacock terá sucessos novos e clássicos – muitos que pertencem à NBC Universal – como Law and Order, Chicago Fire, Yellowstone, Two and a Half Men, 30 Rock, Bates Motel, Battlestar Galactica, Brooklyn Nine-Nine, Cheers, Downton Abbey, Everybody Loves Raymond, Frasier, House, The Office, Saturday Night Live e Will & Grace.
Franquias de peso também do cinema estarão no streaming (muitas com exclusividade num futuro próximo), como Velozes e Furiosos, Jurassic World/Park, American Pie, De volta para o futuro, ET – O Extraterrestre, Mamma Mia!, Shrek, Jason Bourne e Meu Malvado Favorito.
Serão três opções de assinatura. Peacock Free é gratuita e com anúncios, e dá direito a mais de 7.500 horas de programação, incluindo temporadas atuais das séries (com um dia de atraso), séries clássicas, filmes, notícias e programação esportiva. O Peacock Premium é pago (US$ 5), mas mantém os anúncios. Em compensação, inclui as produções originais, acesso antecipado a programas de entrevistas e a Premier League, totalizando mais de 15.000 horas de conteúdo. Com outros US$ 5 extras, você se livra dos anúncios.
A empresa espera atingir de 30 a 35 milhões de contas ativas até 2024. Por enquanto, não há expectativa de lançamento do Peacock no Brasil.