Parafusos frouxos estavam fazendo placas de vídeo da Asus superaquecer

Segndo empresa usar parafusos mais longos, que fazem com que o cooler exerça maior pressão sobre o chip, melhora a transferência de calor e ajuda a reduzir as temperaturas
Rafael Rigues20/02/2020 13h13

20200220102029

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Pode soar estranho, mas parafusos estavam causando problemas de superaquecimento em algumas placas de vídeo da Asus, mais especificamente os modelos ROG Strix Radeon RX 5700 e ROG Strix Radeon RX 5700 XT. O motivo? Eles não estavam “apertados o suficiente”.

Segundo a empresa, as placas foram montadas seguindo uma recomendação da AMD de que os parafusos que fixam o cooler sobre a GPU fossem apertados até que a pressão exercida sobre o chip fosse de 30 a 40 PSI. Mas após investigar reclamações dos usuários sobre altas temperaturas, a Asus descobriu que usar parafusos mais longos e aumentar a pressão para 50 a 60 PSI melhora a transferência de calor para o dissipador.

A empresa afirma que placas produzidas a partir de janeiro de 2020 já usam novos parafusos que aplicam a pressão correta ao cooler. Quem já tem uma destas placas e gostaria que fossem modificadas para usar os novos parafusos deve contatar uma assistência autorizada da empresa a partir de março de 2020 para solicitar a mudança, que será feita gratuitamente.

Uma lista de modelos que podem receber o upgrade pode ser vista abaixo:

Reprodução

A Asus avisa que os efeitos da epidemia do coronavirus COVID-19 podem causar um atraso na entrega das peças para seus centros de serviço, e que a data de disponibilidade mencionada acima é uma estimativa, que pode mudar sem aviso prévio.

Fonte: ASUS

Colunista

Rafael Rigues é colunista no Olhar Digital