Nesta segunda-feira (28), usuários da Microsoft enfrentaram problemas. Nas palavras da própria companhia, todos os serviços do pacote Microsoft 365 que fazem uso de autenticação no Azure Active Directory foram impactados.
A Microsoft confirmou que o problema afeta seus serviços, atingindo a plataforma Microsoft 365 e tem publicado comunicados sobre o tema. A empresa diz que a falha foi fruto de uma mudança recente no sistema que está sendo revertida para retomar o funcionamento normal.
We’ve identified a recent change that appears to be the source of the issue. We’re rolling back the change to mitigate impact. Please follow https://t.co/AEUj8uAGXl for updates on this issue if you are unable to access the admin portal.
— Microsoft 365 Status (@MSFT365Status) September 28, 2020
O problema é generalizado, como mostra o site Down Detector, que reconhece os momentos em que essas falhas acontecem graças ao forte fluxo de usuários pesquisando se um serviço está fora do ar. O pico de reclamações acontece a partir das 19h no horário de Brasília. Serviços como Outlook, Microsoft Teams, Office 365 e a plataforma Azure viram um surto de queixas.
O mapa de reclamações indica que a pane é internacional, com as queixas concentradas nos Estados Unidos e Austrália. Uma pesquisa rápida no Twitter mostra que o problema foi generalizado, com vários usuários reclamando de queda dos serviços.