Seguindo os passos da SpaceX, empresa espacial liderada por Elon Musk, a Rocket Lab é a mais nova nova companhia a explorar o espaço comercialmente. O Rocket Lab, com sede na Califórnia, enviou neste final de semana seis pequenos satélites para a órbita a bordo de um de seus foguetes Electron com sucesso. O lançamento foi feito em uma propriedade privada da empresa na Nova Zelândia, no domingo. Confira o vídeo.
O lançamento deste domingo foi a primeira missão da Rocket Lab totalmente comercial e a empresa prevê lançamentos comerciais semanais até o final de 2020. O grande segredo da empresa é a construção de foguetes a baixo custo. Para se ter uma ideia, o Electron possui motores impressos em 3D, materiais leves e bombas de combustível movidas a bateria exclusivas.
A missão de domingo, batizada de “It’s Business Time”, levava ao espaço satélites de empresas como Spire Global, Tyvak Nano-Satellite Systems, Fleet Space Technologies and the Irvine CubeSat Stem Program.
Confira o vídeo do lançamento, que foi transmitido ao vivo no domingo:
O novo normal
Em comunicado à imprensa, Peter Beck, CEO e fundador da Rocket Lab, chamou o evento de ontem de “o novo normal”: “O mundo está acordando para o novo normal. Com o lançamento do foguete Electron, o acesso rápido e confiável ao espaço é agora uma realidade para pequenos fabricantes de satélites”.
O Electron também carregava uma nova tecnologia chamada “drag sail”, projetada para puxar satélites antigos e inativos para a atmosfera da Terra, onde eles queimam e reduzem a quantidade de lixo espacial em órbita.
Diferente da SpaceX e da Blue Origin, empresa de Jeff Bezos, o lançamento da Rocket Lab não prevê nenhum pouso. Na agenda da Rocket Lab estão o lançamento de uma carga útil de 10 cubos para a missão ELaNA 19 da NASA em dezembro. A startup espacial ainda pretende lançar 16 foguetes em 2019.