O Internet Archive recuperou milhares de músicas perdidas no MySpace

Apesar do número ser grande ele representa menos de um por cento de tudo que foi perdido
Redação04/04/2019 15h23, atualizada em 04/04/2019 21h12

20190404122649

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Internet Archive publicou um catalogo de músicas recuperadas do MySpace. Segundo ele, foram 490 mil canções que haviam sido enviadas até 2016, incluindo milhões de faixas de música entre 2003 e 2015, e que estavam consideradas perdidas. O problema ocorreu devido uma migração de servidor mal feita, e o número considerado resgatado corresponde a menos de 1% das 50 milhões de faixas estimadas carregadas que a rede social “perdeu” acidentalmente.

Os responsáveis pelas faixas salvas é um “grupo acadêmico anônimo” que estava estudando redes de música enquanto o MySpace ainda estava ativo. Como parte de sua pesquisa, baixou 1,3 terabytes de músicas do serviço. Mais tarde, quando surgiu a notícia da perda de dados, ele entrou em contato com o Internet Archive e se ofereceu para enviar os arquivos.

A playlist com a coleção recuperada foi chamada de “MySpace Music Dragon Hoard”. Embora esta seja apenas uma pequena porcentagem das faixas supostamente perdidas (de acordo com estimativas, até 53 milhões de músicas de 14 milhões de artistas foram apagadas), ela contém trabalhos anteriores de artistas agora famosos, incluindo Donald Glover e Katy Perry.

As músicas estão agora disponíveis em uma interface on-line que foi projetada para se parecer com o music player original do MySpace. Alguns reclamaram que ele acaba sendo pouco lento para pesquisar e começar a tocar sua música, mas o Internet Archive disse que o pesquisador do banco de dados, “Hobbit”, ainda está sendo otimizado e, eventualmente, será de código aberto.

Via: The Verge

Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital