A Amazon anunciou nesta quarta-feira, 25, um serviço que permite que os entregadores da empresa entrem na casa do usuário. Batizado de Amazon Key, a novidade usa uma câmera conectada e uma fechadura inteligente para autorizar ou não o funcionário da empresa a deixar o pacote dentro da residência. Enquanto isso, o consumidor receberá notificações no seu celular e poderá conferir o vídeo da entrega assim que esta terminar.
Para usar o controverso serviço, o consumidor deverá ter um kit composto pela câmera Amazon Cloud Cam, que se conecta ao Wi-Fi da casa, e por uma fechadura inteligente compatível. A empresa, inclusive, venderá um pacote com os acessórios necessários por US$ 250 (cerca de R$ 810), bem como uma instalação grátis. Além disso, é necessário ser assinante do programa Prime, que garante entregas mais rápidas.
Ao chegar na casa do usuário, o entregador deverá ler o código na caixa com um leitor especial, que enviará o pedido para a nuvem da Amazon. Se todas as informações estiverem corretas, os servidores da empresa enviarão a autorização para a câmera, que começará a gravar logo em seguida. Por fim, a fechadura inteligente abrirá a porta para que o profissional coloque o pacote dentro da casa.
Embora prometa ser conveniente para quem passa várias horas longe de casa, a Amazon Key acendeu o debate sobre privacidade. A empresa garante que o usuário receberá notificações em tempo real em seu celular, podendo conferir o vídeo da entrega logo após esta acontecer. Além disso, o entregador baterá na porta antes de abri-la para se certificar de que não há ninguém em casa e nem que haja animais no local.
Por enquanto, o Amazon Key poderá ser operado apenas pelos entregadores da própria Amazon nas 37 cidades norte-americanas onde a empresa atende diretamente, conforme publicou o The Verge. No entanto, a empresa planeja abrir a plataforma para outros serviços de entregas de terceiros e também para empresas de limpeza, passeio com cachorros, entre outras coisas.