O Google está testando no Chrome um recurso que permitirá que os sites digam ao navegador quais recursos de economia de energia podem ser ativados sem prejudicar a experiência do usuário.

O recurso está disponível no programa Origin Trials, que permite que desenvolvedores web habilitem recursos experimentais do Google em seus sites adicionando uma tag específica em seu código.

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Segundo Chris Harrelson, engenheiro responsável pelo recurso, “a maioria dos sistemas operacionais modernos tem recursos de economia de energia que são ativados quando a carga está baixa ou o usuário quer economizar energia. Idealmente, os sites devem ser capazes de respeitar esta configuração. Sites podem querer recomendar ao navegador quais estratégias funcionam melhor para seu conteúdo nesta situações”.

Por exemplo, um site pode sugerir ao navegador que reduza a taxa de quadros para atualização do conteúdo da página (refresh rate), ou que reduza a velocidade de execução de seus scripts. Segundo o site The Windows Club, o novo recurso deverá ser testado de forma mais ampla na versão 86 ou 87 do Chrome (a atual é a 84).

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A novidade é uma das muitas estratégias que estão sendo usadas pelo Google para reduzir o consumo de energia de seu navegador. Em maio a empresa anunciou que, a partir do final de agosto, o navegador irá bloquear automaticamente anúncios muito “pesados”, que consomem “uma parcela desproporcional de recursos do dispositivo, como bateria e dados de rede, sem que o usuário saiba”. 

Fonte: The Windows Club

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