O Amazon Echo Show adicionou um recurso para ajudar deficientes visuais a reconhecer objetos que são dificilmente identificados através do tato. Trata-se de um assistente, que reconhece as peças mostradas ao Echo Show – alto-falante inteligente em um formato de tela – e diz ao indivíduo o seu significado.
O novo recurso, chamado Show and Tell (mostre e diga), contribui para tornar a Alexa mais acessível. A Amazon disse que a novidade foi feita com a colaboração de funcionários cegos da empresa, e que a equipe de desenvolvimento reuniu informações e feedback de clientes que possuem deficiências visuais. Ele também foi desenvolvido em parceria com o Vista Center, em Santa Cruz, Califórnia.
“Toda a ideia do Show and Tell surgiu do feedback de clientes cegos e com baixa visão”, disse em comunicado a chefe da equipe “Alexa Para Todos”, Sarah Caplener. “Ouvimos dizer que a identificação de um produto pode ser um desafio, e os clientes queriam ajuda da Alexa. Se um cliente está escolhendo uma sacola de compras ou tentando determinar qual item foi deixado no balcão, queremos tornar esses momentos mais simples, ajudando a identificar os itens e fornecendo as informações de que precisam naquele momento”.
Para contar com o auxílio, basta dizer frases como “Alexa, o que estou segurando?”, “Alexa qual o objeto em minhas mãos?”, ou “Alexa, o que está na minha mão”. A ferramenta também pode ajudar o deficiente visual a colocar os objetos em frente a câmera, caso estejam com dificuldade.
“Ajudo a criar produtos como o Show and Tell, a tornar nossos tablets e TVs Fire acessíveis e agradáveis, e constantemente ajudo a imaginar novas maneiras de nossos produtos e serviços melhorarem a vida de nossos clientes, incluindo os portadores de deficiência”, afirmou o diretor e pesquisador de acessibilidade Josh Miele, que é cego.
O pesquisador ainda reiterou a importância do Show and Tell através de dados. A Organização Mundial da Saúde estima que 1,3 bilhão de pessoas convive com alguma forma de deficiência visual e que 15% da população vive com algum tipo de deficiência.
Um vídeo divulgado mostra como o novo recurso funciona. Confira.
Via: Android Police/Venture Beat