Nova modalidade do ‘Sem Parar’ usa sistema de reconhecimento facial

Recurso poderá ser usado em estacionamentos, para pagar a permanência ou chamar um manobrista
Luiz Nogueira21/08/2019 13h39, atualizada em 21/08/2019 13h52

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O ‘Sem Parar‘ é um sistema que permite a realização de pagamentos de pedágio e outras modalidades de forma automática. Como uma maneira de diversificar seus serviços e oferecer novas possibilidades aos seus usuários, a empresa está trabalhando em uma nova forma de pagamento.

A nova modalidade em desenvolvimento é o pagamento via reconhecimento fácil. O principal foco desse método é para que pessoas que possuem o ‘Sem Parar’ possam utilizá-lo quando estiverem fora do veículo.

Os primeiros estabelecimentos a receber a novidade serão estacionamentos. A ideia é que o usuário, ao se aproximar do totem do serviço, possa pagar sua permanência no estabelecimento e acionar o manobrista de forma automática para trazer o veículo.

Em um evento realizado nesta terça-feira (20), em São Paulo, a companhia disponibilizou alguns totens para teste do recurso. Segundo os presentes, o sistema funciona de forma ágil e eficiente, excluindo a necessidade de se chegar muito próximo da câmera para ter o rosto reconhecido.

Como todo sistema de reconhecimento facial, questões de privacidade e segurança de dados foram levantadas. A companhia se defendeu, afirmando que todas as informações são armazenadas em uma nuvem privada e criptografada, e que seguem todos as determinações do Marco Civil, da LGPD e do Código de Defesa do Consumidor.

Testes estão sendo realizados em toda a cidade de São Paulo desde o mês de junho. A previsão é que, em setembro, o serviço esteja disponível para todos em alguns estacionamentos de shoppings como o do Shopping Iguatemi e Shopping Morumbi.

Via: InfoMoney

Luiz Nogueira
Editor(a)

Luiz Nogueira é editor(a) no Olhar Digital