Nos anos de ouro dos smartphones da Nokia, você poderia contar com a empresa para criar celulares com câmeras excelentes, com aparelhos como o clássico Nokia 808 PureView e o também já clássico Lumia 1020. Agora, na nova fase da marca, ditada pela finlandesa HMD Global, pelo menos uma parte da receita de sucesso será repetida graças à reedição da parceria com a Carl Zeiss.
A empresa ganhou renome no mercado de celulares ao produzir as lentes que equipavam os smartphones da Nokia. Na nova geração, no entanto, a expectativa é que a parceria vá além do vidro; o anúncio diz que as duas trabalharão em conjunto para “definir novos padrões de capacidades de imagens”. A parceria deve ser ampla, atingindo “software, serviços, passando por qualidade da tela e design óptico”, segundo o comunicado.
Os detalhes ainda são nebulosos, e não existem datas para que a parceria se concretize em algum produto real. No entanto, isso serve para mostrar que a HMD está tentando cuidar da marca Nokia com carinho, reeditando momentos de sucesso e atualizando o que deu certo para os dias atuais. Se o próximo top de linha da Nokia tiver uma das melhores câmeras do mercado, isso pode alçar novamente a marca a um bom patamar para concorrer com outras empresas com foco pesado em fotografia.
Vale sempre notar que não é apenas a lente que compõe uma boa câmera. Por trás dela existe um sensor e a tecnologia de processamento de imagem. Na era de ouro da Nokia, a tecnologia PureView, mais do que as lentes Zeiss, era responsável pelo sucesso das câmeras nos celulares da empresa; hoje, essa tecnologia está sob o controle da Microsoft.
Existe a possibilidade de que o primeiro celular fruto da parceria já tenha sido revelado, ainda que por acidente. Há algum tempo, a Nokia publicou um vídeo em que mostrava quatro smartphones, sendo que a empresa só havia revelado três até o momento. O vídeo foi removido, mas a internet está aí para guardar erros como este para sempre.
O quarto aparelho misterioso apresentava câmera dupla e é especulado que ele possa se chamar Nokia 9, sendo o novo top de linha da empresa. A questão é quando esse aparelho poderá dar as caras novamente no mercado.