Quando se pensa em Nintendo, são grandes as chances de um de seus famosos personagens virem à mente. Isso é resultado de um sucesso estrondoso alcançado nas décadas de 1970, 1980 e 1990 com suas propriedades intelectuais. Atualmente, a empresa está disposta a investir em novas ideias.

Jogos recentes da Nintendo – como Splatoon e ARMS – conquistaram muitos fãs, mas não alcançaram o sucesso comercial de séries como Mario, Star Fox e Zelda. No entanto, Shuntaro Furukawa, presidente da empresa, disse em entrevista à TIME: “Dar às nossas equipes a liberdade de experimentar novas ideias é algo com que concordo plenamente. A expansão não pode acontecer sem a liberdade de tentar algo novo e ter a coragem de entrar em território desconhecido”.

Durante uma cerimônia de premiação no Japão, Shigeru Miyamoto, criador de grandes sucessos como Zelda e Mario, declarou: “Pretendo continuar tentando criar algo novo, que traga sorrisos para as pessoas ao redor do mundo, sem focar muito no que já temos”. Isso mostra que de fato a Nintendo está disposta a investir em novas propriedades intelectuais para tentar consolidar novos fenômenos nesta década.

Em termos de jogos, os mais vendidos da empresa ainda são os games de franquias famosas, como os recentes Luigi’s Mansion 3 e Pokémon Sword and Shield. Entretanto, o que parece ter ganhado destaque neste ano foram os jogos de produtoras parceiras, como é o caso de Astral Chain (PlatinumGames), Cadence of Hyrule (Brace Yourself Games), e The Stretchers (Tarsier Studios).

Embora seja fácil apontar os sucessos e erros da Nintendo, já que eles estão baseados nos mesmos princípios desde o início, é notável o esforço da companhia em tentar se reinventar. Fugindo um pouco dos sensores de movimento tradicionais e apostando na linha de acessórios de papelão Labo e no Ring Fit Adventure – o anel em que os jogadores podem acoplar seus Joy-Cons, os controles do Nintendo Switch.

Por falar em Switch, a empresa aposta todas as suas fichas em seu atual console, e não é para menos. Atualmente, o videogame já vendeu mais de 40 milhões de unidades ao redor do mundo, e as previsões são as mais otimistas para o Natal.

É inegável a participação da Nintendo no mercado de videogames. Mesmo não competindo diretamente com seus concorrentes diretos – Microsoft e Sony – a companhia consegue seu lugar cativo ao apostar em um segmento específico: a diversão.

Via: LadBible