Procurar o que assistir na Netflix acaba de ficar mais fácil. A partir desta semana, o app para TV do streaming passa a incluir a aba “New & Popular”, que, como o nome sugere, vai reunir os títulos novos e populares da plataforma. O recurso vinha sendo testado desde abril, e pode ser estratégico para reter assinaturas.

A novidade inclui algumas listas já conhecidas pelo público, como a que exibe os filmes e séries adicionados recentemente ao catálogo e o Top 10 por país, atualizado diariamente. A grande sacada do “New & Popular”, porém, é fornecer aos usuários uma prévia do que está por chegar à plataforma.

É improvável que um cliente cancele a assinatura se a próxima temporada de sua série favorita estiver prevista para o mês seguinte, e a Netflix sabe disso. É seguindo esse raciocínio que o serviço apresenta a seção “Vale a Pena Esperar”, que vai anunciar lançamentos com até um ano de antecedência.

Reprodução

Aba “News & Popular” pode ter sido motivada pela popularização de serviços concorrentes, como o Prime Video. Imagem: Pixinoo/Shutterstock

O recurso também permitirá que os usuários definam lembretes para o conteúdo que tiverem interesse em assistir, mesmo que o lançamento esteja a meses de distância. Isso certamente será útil, já que a Netflix promete lançar mais originais em 2021 do que neste ano.

Concorrência no mercado de streaming

O movimento se justifica pela concorrência crescente no mercado de streaming. Com a chegada de novos serviços, como o Prime Video, Disney+, Hulu, e, no Brasil, Globoplay, a Netflix precisa se empenhar para manter seus assinantes entusiasmados com conteúdo novo e original. 

Em 2019, o serviço registrou a primeira queda significativa de assinantes desde sua estreia, perdendo cerca de 130 mil clientes nos Estados Unidos. Na ocasião, o CEO Reed Hastings atribuiu o ocorrido ao aumento de preços e à baixa frequência de lançamentos originais. 

Analistas ouvidos pela revista Variety antecipam que o valor das assinaturas pode subir novamente nos próximos meses. Nesse cenário, o “New & Popular” contribui para que os usuários não abandonem o serviço por reflexo.

Como citado, a nova aba deve chegar primeiro às TVs conectadas, mas éprovável que ela seja testada na versão web do streaming ainda este ano.

Via: The Verge