Netflix começa a usar nova compressão no Android para economizar dados

Novo codec deixa o streaming 20% mais rápido
Redação06/02/2020 11h53, atualizada em 06/02/2020 12h10

20200206090310

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Netflix anunciou hoje que começou a transmitir vídeo usando o codec AV1 em seu aplicativo Android. O codec AV1, lançado em 2018, promete melhoria de 20% na eficiência da compactação em relação ao codec VP9.

A eficiência de compactação do AV1 garantirá uma experiência de streaming superior em áreas onde as redes de telefonia celular podem não ser confiáveis, além de ajudar a economizar dados para membros com planos de dados limitados. A Netflix diz que planeja lançar o AV1 em todas as suas plataformas no futuro, embora apenas títulos selecionados estejam disponíveis para tranmissão no AV1.

Reprodução

Para transmitir no novo codec, você precisará ativar o recurso “salvar dados” no aplicativo Netflix para Android em: Confirgurações do aplicativo – Uso de dados do celular e selecionar a opção “Mais”.

O codec AV1 é sucessor do VP9 e foi desenvolvido pela Alliance for Open Media (AOMedia), da qual Netflix, Google, Intel, Cisco, Amazon, Mozillla e Microsoft são membros fundadores. Para tornar o AV1 disponível, a Netflix está patrocinando um código aberto para otimizar o desempenho. A gigante do streaming também espera expandir ainda mais o uso do AV1 e está trabalhando ativamente com parceiros de dispositivos e chipsets para estendê-lo ao hardware.

O YouTube, que começou a testar o codec em 2018, atualmente permite que os usuários transmitam no AV1 sem royalties, mas com resolução de até 480p. Isso tem a ver com o fato de que, embora o AV1 seja mais eficiente que o VP9, ele também requer maior poder computacional.

Via: Android Central

Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital