Xiaomi Mi Mix 3 5G, LG V50 ThinQ 5G, Oppo 5G, OnePlus 5G, Galaxy S10+ 5G, Huawei X Mate 5G… cada vez mais dispositivos chegam ao mercado oferecendo suporte para a 5G. Mas quando poderemos usufruir destes aparelhos no Brasil?

No ano passado, a expectativa da GSMA da América Latina era de que o 5G comercial chegasse ao país por volta de 2025. Um ano depois, as notícias são mais otimistas.

De acordo com o Diretor da GSMA no Brasil, Amadeu Castro, podemos esperar a rede 5G para 2023:

“O que temos ouvido da Anatel é que o leilão das frequências para o 5G, as faixas de acesso, que vão falar com o dispositivo individual e com a antena, deve ser no primeiro semestre do ano que vem. Feito o leilão, estamos falando do começo de 2020, se tem, em geral, 18 meses entre fechar o leilão e fazer o lançamento comercial como obrigação do leilão. Então nós já estamos falando de 2021 até o começo de 2022. Então, se não será em 2025 como estava previsto há um ano, não vai ser muito melhor do que 2023 para se ter o 5G comercial”, afirmou Castro.

O diretor da GSMA no Brasil ainda disse que, ao contrário do que vimos acontecer com a rede 4G, que foi acelerada por conta de eventos como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas no Rio de Janeiro, neste momento, não temos eventos que venham a acelerar a construção da infraestrutura. Logo, o processo será mais demorado.

Por fim, Amadeu afirmou que, mesmo com o avanço da rede 5G a partir de 2023, a nova geração de Internet vai conviver, pelo menos até 2030 com a rede 4G e 4.5G, pois nem toda demanda de dados gerada irá exigir a velocidade de acesso do 5G, permitindo assim a existência das redes mais antigas por mas tempo.

-> O 5G está chegando: conheça os celulares compatíveis com a nova tecnologia