A Qualcomm é uma das empresas com maior presença na Mobile World Congress 2019, justamente por fornecer os chips que alimentam a maioria dos smartphones apresentados, além de seus processadores para os futuros aparelhos 5G. E conforme mudanças nos padrões de carregamento de bateria ocorrem, a fabricante começa a se adaptar a eles. E isso envolve a sua popular tecnologia Quick Charge, já presente em diversos dispositivos, que será compatível com o Qi, a tecnologia de carregamento por indução, ou seja, dispensa o uso de qualquer tipo de fio.
A empresa trabalhou em conjunto com o laboratório de testes e certificação UL e o Wireless Power Consortium para criar a tecnologia que permite a junção do carregamento rápido com o carregamento sem fio. A mudança foi necessária pois algumas empresas já anunciam que possuem esse tipo de carregamento, o que não é verdade. Sobre essa nova forma, a Qualcomm informou que os consumidores podem ficar tranquilos com o fato de seus dispositivos estarem sendo carregados com segurança, eficiência e sem calor excessivo.
A grande novidade se deve ao fato de poder ligar carregadores sem fio em carregadores que possuem tecnologia de recarga rápida que o usuário já possui. Segundo a companhia, a Xiaomi será a primeira a implementar a nova tecnologia em seu sistema de carregamento (eles já possuem compatibilidade com o Quick Charge).
O diretor do setor de produtos da Qualcomm, George Paparizzos, disse: “A Qualcomm Technologies orgulha-se de expandir o programa de conformidade da Quick Charge para incluir a interoperabilidade do Qi, pois fornecerá aos clientes a tranquilidade de saber que o seu dispositivo de carregamento sem fio Quick Charge passou nos testes rigorosos estabelecidos por ambas as organizações.
Não há informações oficiais sobre quando essa funcionalidade será implementada aos novos carregadores. O que já se sabe é que a Xiaomi integrará o sistema em seu Mi Wirelles Charging Pad, que oferece até 20W de carregamento sem fio para o Xiaomi Mi9.