A Mozilla, empresa por trás do navegador Firefox, anunciou que vai oferecer um novo serviço de Rede Privada Virtual (VPN) para Android, Chromebook e Windows.
De acordo com o site 9to5Google, o recurso deve custar US$ 4,99 mensais, o equivalente a R$ 21,70 em conversão direta. A versão beta está disponível somente para usuários residentes do Estados Unidos, porém chegará a outros países em breve.
Atualmente, a Mozilla já disponibiliza um produto gratuito de VPN a partir de extensões do Firefox. A diferença, no entanto, é que o novo serviço vai se apoiar em um protocolo Wireguard, o qual oferece conexões muito mais rápidas e seguras em comparação aos protocolos mais populares, como o OpenVPN. Os usuários que utilizarem a VPN da Mozilla poderão conectar até cinco dispositivos e acessar servidores de mais de 30 países.
O que é VPN
A VPN corresponde a uma ferramenta que garante tráfego de dados mais seguro entre dois pontos distintos na internet. Podemos comparar o recurso à contratação de uma rota particular em meio ao ‘espaço público’ da web. Essa rota é protegida por criptografia, portanto mais segura contra ataques cibernéticos.
O serviço ainda possibilita o acesso remoto a redes internas distantes, bem como permite usuários individuais camuflarem a localidade do seu endereço IP.
Se você quer entender mais sobre VPN acesse o guia do Olhar Digital.
Fonte: 9to5google