Motorola se torna marca de smart TVs e eletrodomésticos na Índia

Licenciamento da marca a varejista indiana deu origem a linha de produtos conectados para o lar
Renato Santino09/10/2020 23h09

20201009081728

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Você conhece a Motorola pelos seus celulares. A marca raramente tentou avançar para outros mercados, mas isso está mudando. Agora a empresa está experimentando uma nova categoria: seu nome começou a ser visto também em eletrodomésticos, seguindo o caminho de empresas de concorrentes como LG e Samsung.

Apesar de o Brasil ser um dos mercados mais importantes para a Motorola no mundo, a nova aposta ainda está um pouco distante daqui. O primeiro país a receber os produtos será a Índia, com vendas a partir de 16 de outubro.

A linha de eletrodomésticos inclui itens como geladeira, ar condicionado e máquinas de lavar. A Motorola também aproveitou para levar à Índia um modelo de TV com Android TV rodando o Android 10, o primeiro do país a utilizar a versão.

Como a Motorola não deixa de ser uma empresa de celular, os eletrodomésticos da empresa contam com um pequeno detalhe chamado TruWiFi. Os objetos podem ser conectados à internet para poderem ser controlados pelo smartphone e com alertas enviados para o celular quando alguma anomalia é detectada, ou quando uma tarefa é concluída.

Por enquanto, não há nenhuma previsão de quando ou se os eletrodomésticos chegarão a outras regiões além da Índia. No entanto, é provável que isso não aconteça. Isso porque os itens são parte de um acordo de licenciamento da marca para a Flipkart, uma empresa de comércio eletrônico com sede em Singapura, mas com operação na Índia. Não se trata de uma iniciativa da Lenovo, que detém o controle sobre a Motorola no resto do mundo.

Renato Santino é editor(a) no Olhar Digital