Fazer uma crítica à indústria da moda não requer muito, além de habilidades com o Photoshop. É a partir desta premissa que surge no mercado a Tribute Brand. A marca, que se autodenomina como “moda sem contato”, foi criada para dar uma “cutucada” nos influencers do Instagram, que são capazes de desembolsar valores exorbitantes em peças da moda.
O grande “truque” da Tribute Brand é que suas peças não existem! Os interessados em adquirir uma roupa da marca enviam uma foto sua para a empresa, que lhes devolverá com uma peça digitalmente colocada em seu corpo. Além da “montagem”, os usuários também recebem um certificado digital de autenticidade, como prova da aquisição do produto digital.
Fundada pelos designers Gala Marija Vrbanic e Filip Vajda, a marca da Croácia está apostando nos novos valores estéticos e abandonando conceitos vistos como ultrapassados, tais como gênero, frete e tamanho. Outras inspirações da dupla também incluem os jogos The Sims e Grand Theft Auto.
Moda mais acessível
Visão da loja eletrônica da companhia. Cada peça possui um estoque limitado a 100 unidades. Créditos: Reprodução
Segundo um relatório da plataforma global de moda Business of Fashion, a produção e consumo acelerado da moda poderá ser responsável por um quarto do orçamento climático da Terra até 2050. Somadas à paralisação de desfiles por conta do coronavírus, a moda digital parece ter encontrado o seu espaço.