Missão solar da Nasa surpreende com 22GB de dados sobre o Sol

A espaçonave criada para "tocar o Sol" passou duas vezes pela estrela e coletou mais informações que o esperado
Redação02/08/2019 22h08, atualizada em 05/08/2019 12h04

20190802073331

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Neste exato momento, existe uma minúscula e veloz espaçonave circulando ao redor do sol. Conhecida como Parker Solar Probe, ela está há quase um ano no espaço com o importante trabalho de entregar informações sobre nossa estrela.

Na última quinta-feira (1), cientistas do Laboratório de Física Aplicada de Johns Hopkins (responsável por criar e construir o projeto) anunciaram que a espaçonave entregou 22GB de dados do segundo encontro com o sol, em maio. A quantidade de informação repassada foi 50% maior que a esperada.

“Nós aprendemos mais sobre como operar nesse ambiente e nessa órbita, e a equipe fez um ótimo trabalho fazendo downloads das informações coletadas pela espaçonave”, disse Nickalaus Pinkine, operador de missões da JHAPL.

Após o lançamento, os controladores da Parker foram capazes de maximizar a retirada dos dados e esperam extrair mais 25GB entre os dias 24 de julho e 15 de agosto.

É a primeira vez que uma sonda chegou tão perto do Sol, então os cientistas estão descobrindo muitas informações. Os quatro instrumentos de Parker são capazes de medir partículas na atmosfera do Sol, seus campos magnéticos, o vento solar e como os elétrons, prótons e íons saem do Sol.

O próximo encontro da espaçonave com o sol começará em 27 de agosto e o ponto do contato mais próximo será no dia 1º de setembro. Em 26 de dezembro, ela vai voar por Vênus novamente, garantindo velocidade enquanto se prepara para ficar ainda mais próxima do sol.

Fonte: CNET

Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital